sexta-feira, 19 de junho de 2009
VIVER MELHOR COM MENOS
Picasso disse que a arte é a eliminação do desnecessário e Leonardo da Vinci afirmou que a simplicidade é o mais elevado grau de sofisticação.
O terapeuta José Mello, um dos principais divulgadores da simplicidade voluntária no Brasil, explica que simplificar é aliviar a nossa carga.
Diferente do que muita gente pensa, descomplicar não significa fazer voto de pobreza.
" Ninguém é pobre por que quer, mas só é simples quem decide ser."
O mercado nos apresenta muitas armadilhas para o consumo exagerado das coisas.
Como evitar essa armadilha ?
1. Aprenda a diferenciar necessidades e desejos e observe o grau de satisfação proporcionado pela compra de um item supérfluo. Vc verá que essa alegria dura muito pouco e provoca desperdício.
2. Algum produto chamou sua atenção? Reflita até que ponto seu estilo de vida está vínculado a trabalhar para pagar contas e prestações. Vale a pena fazer mais uma dívida?
3. O que vc consome revela seus valores. Hoje em dia pega muito mal levar em conta apenas o preço do produto e desprezar o impacto que o consumo causará ao ambiente e ás pessoas.
4. Seja poderosa mesmo. É vc quem manda, não o vendedor, a propaganda, o corretor, etc...No século 20, poderosa era considerada a mulher que podia comprar qualquer coisa. HJ poderosa é quem sabe escolher e comprar apenas o que quer.
5.O consumo sustentável baseia-se na aplicação dos cinco erres:
- reflita antes de comprar
- recuse o que é desnecessário
- reduza o que é excessivo
- reutilize sempre que possível
- recicle o que não tem mais utilidade
DO QUE A GENTE PRECISA MESMO ? GENTE BACANA POR PERTO, TRABALHO QUE FAÇA SENTIDO E QUE NOSSO TALENTO SEJA VALORIZADO, AR FRESCO, SOL, MÚSICA, SEGURANÇA DE SER AMADA E NÃO SEGURANÇA ARMADA. SIMPLES ASSIM.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este teu post me fez lembrar q os maiores prazeres da vida são totalmente grátis.
ResponderExcluirQ bom ter vc d volta, isso tbm é um grande prazer...
bjos.
eu tenho uma técnica que me barra na hora do consumo. Eu me pergunto se vou comprar porque preciso ou porque quero. Na maioria das vezes a resposta é "porque eu quero", daí eu não compro. Eu não lembro aonde eu aprendi isso, mas funciona bem. Beijos
ResponderExcluirEste post me fez refletir bastante, tenho várias coisinhas desnecessárias, vou começar o desapego, beijinhos
ResponderExcluir