quinta-feira, 30 de abril de 2009

CÂNCER DE MAMA !!!

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal

Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. È possível preveni-lo através de exames periódicos.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.

SINTOMAS E FATORES DE RISCO
O sintoma do câncer de mama já localmente detectável ao exame físico é o aparecimento de nódulo ou caroço no seio, com ou sem irritação e dor no local, alterações no formato das mamas, caroços nos seios ou axilas, feridas ao redor do mamilo e secreções.
As causas de câncer de mama são ainda desconhecidas. O histórico familiar constitui o fator de risco mais importante, especialmente se o câncer ocorreu na mãe ou em irmã, se foi bilateral e se desenvolveu antes da menopausa. Outro fator de risco que está relacionado a este câncer é a menopausa tardia (além dos 50 anos, em média) que está associada a uma maior incidência, assim como a primeira gravidez após os 30 anos de idade.
Outro fator de risco é a ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, e o tabagismo, que geram um aumento do risco de câncer de mama.

COMO PREVENIR
As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama é o AUTO-EXAME, mas não substitui o exame clínico feito pelo médico.

O exame clínico, quando realizado por um médico ou enfermeiro treinado, é capaz de detectar tumores superficiais de pequeno volume (1cm). Ele deve ser realizado anualmente, e o médico indicará a necessidade de mamografia.

O rastreamento do câncer de mama feito pela mamografia, com periodicidade de um a três anos, reduz significativamente a mortalidade em mulheres de 50 a 70 anos. As mulheres nesta faixa etária devem submeter-se ao exame anual ou semestral, sendo a mamografia indicada em casos suspeitos e de alto risco.

O auto-exame das mamas visa estimular o cuidado da mulher com o seu próprio corpo e deve ser realizado regularmente no período entre os exames clínicos das mamas. A melhor época é uma semana após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais ou está amamentando o auto-exame deve ser feito em um mesmo dia de cada mês à sua livre escolha, como por exemplo, todo dia 15. Conhecendo sua mama, ela pode notar qualquer alteração.

DIAGNOSTICO
A palpação das mamas não é suficiente para o médico ter certeza absoluta do diagnóstico. São necessários alguns exames:
A Mamografia é um tipo especial de radiografia. Ela permite diagnosticar tumores antes de serem palpáveis.
A Ultrasonografia avalia e tira dúvidas quanto a consistência de um tumor: se é sólido ou se contém líquido.
A Biópsia pode ser feita por punção, através de uma agulha fina ou por cirurgia com anestesia local, que retira o tumor para exame microscópio. O diagnóstico do câncer é feito através do auto-exame pela paciente, dos exames periódicos pelo médico, dos exames complementares e da biópsia.



AS MULHERES DEVEM ESTAR ALERTAS PARA AS SEGUINTES OBSERVAÇÕES:
As mamas nem sempre são rigorosamente iguais.
O auto-exame não substitui o exame clínico de rotina, que deve ser anual.
A presença de um nódulo mamário não é obrigatoriamente indicadora de neoplasia (câncer): na maior parte dos casos, eles são benignos Em 90% dos casos é a própria mulher quem descobre alterações em sua mama.
O diagnóstico precoce do câncer de mama, já salvou a vida de milhares de mulheres em todo o mundo.
Amamentar os filhos também protege a mulher do câncer de mama
A mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos

A partir desta quarta-feira (29), o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ser obrigado a oferecer exames gratuitos de mamografia para todas as mulheres com mais de 40 anos. Antes, era obrigatório apenas para pacientes acima de 45 anos. A alteração tem como objetivo aumentar o diagnóstico precoce da doença.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

SISTERS !


Esta é a dupla de missionárias que serve em minha ala.
No sábado tivemos 4 batismos... como minha ala está em reforma, a reunião foi na sede da estaca.
É bom ver as pessoas dispostas a fazer a vontade do Senhor.
Com tantas calamidades acontecendo tão perto de nós e muito gostoso sentir a esperança do evangelho.

FEIRA CULTURAL

Todo ano a escola dos meus filhos promovem uma grande feira cultural.
O ano passado eles apresentaram a cultura de vários países participantes das olimpíadas.
Este ano homenagearam AUTORES E ESCRITORES.
Na abertura, meu Thomas apresentou " EU SEI QUE VOU TE AMAR" ao violino junto com a professora de espanhol que cantou.

A classe dele representou Vinicius de Moraes e ele falou do poema "ROSA DE HIROSHIMA"
Minha Sabrina, apresentou os primeiros trabalhos de "Ruth Rocha"

quarta-feira, 22 de abril de 2009

EU TAMBÉM FIQUEI DE FORA !!!!

Show do tenor Andrea Bocelli lota o Parque da Independência e 10 mil ficam de fora

SÃO PAULO - O show de Andrea Bocelli, que deveria ser totalmente aberto ao público, acabou deixando milhares de fãs frustrados. Cerca de 10 mil pessoas, segundo a Prefeitura da capital, não puderam entrar no Parque da Independência, no Ipiranga, Zona Sul, onde o tenor italiano se apresentou na tarde desta terça-feira. Quem conseguiu entrar chegou com pelo menos quatro horas de antecedência ou teve muita sorte.

A multidão que tomou a Avenida Nazaré, na lateral do parque, bloqueou a passagem de carros e ônibus, que foram multados pela PM. A Prefeitura calculou que 25 mil pessoas conseguiram entrar e assistir à apresentação. Houve princípio de tumulto quando o acesso para idosos e deficientes também foi fechado.


Às 14h, no horário previsto para a abertura dos portões do parque para o show, já havia filas quilométricas nas entradas. Foi quando a dona-de-casa Zélia Martinez, de 56 anos, chegou para ver o tenor. Desistiu uma hora depois.


- Por volta das 15h, parece ter havido o estouro de uma manada. A multidão tomou a largura da rua e foi empurrando quem estava na frente. Eu não podia seguir - reclamou ela, que saiu de Guarulhos, na Grande São Paulo, para ver o tenor.


A maior indignação dos excluídos foi o fechamento do acesso para portadores de necessidades especiais por volta das 16h15. Indignados, um grupo de idosos e acompanhantes de deficientes pediam a abertura da entrada, batendo nos tapumes de alumínio usados para vedar o entorno do parque - artifício que impediu visão do show por quem estava do lado de fora.


A PM foi chamada e organizou a entrada do pequeno grupo - formado por cerca de 20 pessoas - pela entrada vip, cujo acesso foi destinado aos convidados do HSBC e da Redecard, patrocinadores do evento, e aos jornalistas autorizados a fazer a cobertura interna do show.


Do outro lado do parque, na Rua Sorocabanos, a insensibilidade dos seguranças causou revolta no desenhista Caio Márcio Giusti, de 36 anos. "Havia duas senhoras cadeirantes e o segurança disse que tinha ordens para não deixar ninguém passar. Aí, chegou uma bela BMW e entrou", disse, indignado. "Quase discuti".

Até da rua, tenor recebe aplausos

O tenor soltou a voz pouco depois das 16h, acompanhado pela Orquestra Sinfônica do Paraná e pelo coro Philarmonia. Finalizou a apresentação às 17h30.


Canções como "Un amore cosi grande", "Vieni sul mar" e "Funiculi, Funiculá" encantaram o público, que reuniu gente de todas as idades. Mesmo aqueles que não conseguiram entrar ficaram atentos às canções, e aplaudiram os sucessos de Bocelli de onde estavam: fosse da rua, da janela das vans, de dentro dos ônibus ou dos carros.


As pessoas foram ao delírio quando Bocelli anunciou a entrada de Toquinho, que cantou "Aquarela" ao seu lado. Depois, foi a vez de Ivete Sangalo dividir o palco com o italiano, ao som de "Garota de Ipanema". O show teve regência de Eugene Kohn e contou ainda com a soprano Olivia Gorra, o barítono Gianfranco Montresor e a flautista Andrea Griminelli.

fonte: PREFEITURA DE SÃO PAULO

domingo, 19 de abril de 2009

DEPRESSÃO MATA !!!! CUIDE-SE !!!!



1. O que provoca a doença?

Luto, alterações de sono e apetite, transtorno de humor, esquizofrenia, ansiedade, doenças como mal de Parkinson, uso de drogas lícitas e ilícitas, demências e efeito colateral de remédios.

2. Quais os principais sintomas?

Desânimo até para atividades prazerosas, desinteresse geral, cansaço físico e mental, pessimismo, culpa, diminuição do desejo sexual, alterações de sono e apetite. Se tais sintomas durarem mais de duas semanas, busque ajuda.

3. Não ter ânimo é um aviso?

Apatia (perda de motivação) é sério sinal da depressão. Mas também pode vir de doenças doloridas física e psiquicamente (ex: câncer e aids).

4. Eu me isolo, choro à toa, fico agressiva e penso em morrer. É estresse ou depressão?

O estresse pode levar a um quadro de ansiedade patológica, que ajuda a desencadear depressão. Seu caso remete a um transtorno depressivo, mas só o especialista pode diagnosticar e tratar.

5. Pode ser fuga da realidade?

Ficar deprimida não é mera tristeza, “fossa” , fraqueza ou fuga da realidade. É uma doença grave, que afeta muito a forma como a pessoa se sente em relação a si mesma e exige cuidados.

6. Ocorre em qualquer idade?

Sim, mas é duas vezes mais freqüente em mulheres do que em homens. Crianças de ambos os sexos são igualmente afetadas e, em geral, apresentam dores de cabeça e estômago, irritabilidade e retraimento social. Já os idosos costumam ter falta de memória e de atenção e de capacidade de orientação.

7. Quais os tratamentos?

Recomenda-se a associação de psicoterapia e remédios antidepressivos. Por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sem custos, a vítima pode fazer uma avaliação e dar início ao tratamento com psiquiatras, terapeutas ocupacionais e outros especialistas. Os remédios indicados pelos médicos são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em qualquer posto de saúde. Mais informações: www.saude.gov.br/bvs/saudemental ou 0800-611997.


Tipos de depressão

Reativa – Corresponde a 60% das depressões e surge a partir de situações como perdas (luto, desemprego, aposentadoria...), doença física e uso de drogas ou remédios.

Maior – Desordem grave e não relacionada com situações de estresse. Caracteriza-se, principalmente, por episódios que comprometem a vida normal, como insônia ou excesso de sono, problemas de concentração e perda de apetite. Corresponde a aproximadamente 25% de todas as formas de depressões.

Distimia – Depressão crônica, com duração de, pelo menos, dois anos. Se manifesta por meio de tristeza moderada e o paciente não apresenta tanto comprometimento em sua vida. Porém, ocorre redução na capacidade de vivenciar prazer em várias situações cotidianas.

Melancólica – Apresenta significativo retardo ou agitação psicomotora, despertar matinal precoce (por volta das três horas da manhã) e piora do humor também pela manhã. Há grande risco da pessoa cometer suicídio.

Bipolar – A vítima oscila momentos de humor (entre períodos de euforia ou irritabilidade) com períodos de grande tristeza.

Atípica – Compromete menos o humor. Aumento do apetite e do sono, além de melhora com acontecimentos favoráveis.

Psicótica – Forma grave de depressão, com delírios, alucinações, comportamento desorganizado ou com catatonia (atitude de indiferença ao mundo exterior). Há risco de suicídio.

Pós-parto – Ocorre após o parto, em um período chamado de puerpério. Mulheres que já tenham enfrentado algum quadro de depressão no passado correm mais riscos de ter o problema. A mãe apresenta séria propensão de cometer suicídio ou matar o próprio filho.

Sazonal – Na maioria das vezes, inicia-se no outono ou no inverno e apresenta melhora na primavera ou no verão. Tipicamente encontrada em países mais frios, onde há pouca luminosidade em determinados períodos do ano.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

DICA DE LEITURA !!!!!

FONTE: TATY SPUTNIK - MULHERES SUD ONLINE

Novela:

* Dom Quixote de Miguel de Cervantes;
* As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift;
* Orgulho e Preconceito de Jane Austen;
* Oliver Twist de Charles Dickens;
* A Letra Escarlate de Nathaniel Hawthorne;
* Moby Dick de Herman Melville;
* Crime e Castigo de Fiodor Dostoievski;
* Anna Karenina de Leo Tolstoy;
* As Aventuras de Huckleberry Finn de Mark Twain;
* O Processo de Franz Kafka

Memorias e autobiografia:

* Confissões de Sto. Agostinho;
* Ensaios de Michel de Montaigne;
* Meditações de Renè Descartes;
* Walden de Henry David Thoreau*

História:

* Histórias de Heródoto;
* Guerra do Peloponeso de Tucides;
* A República de Platão;
* O Príncipe de Maquiavel;
* Utopia de Sir Thomas More;
* O Contrato Social de Jean Jaques Rousseau;
* A História do Declínio e Queda do Império Romano de Edward Gibbon;
* A Democracia na América de Alexis de Tocqueville;
* O Manifesto Comunista de Karl Marx

Drama:

* Agamemnon de Ésquilo;
* Édipo Rei de Sófocles;
* Medéia de Eurípides;
* As Aves de Aristofanes;
* Poética de Aristóteles;
* Ricardo III de William Shakespeare;
* Sonho de Uma Noite de Verão de William Shakespeare;
* Hamlet de William Shakespeare;
* Tartufo de Molière;
* The Way Of The World de William Congreve;*
* A Doll's House de Henrik Ibsen;*
* Saint Joan de George Bernard Shaw;*
* No Exit de Jean Paul Sartre*

Poesia:

* Ilíadas de Homero;
* A Odisséia de Homero;
* Odes de Horácio;
* Inferno de Dante Alighieri;
* Os Contos de Canterbury de Geoffrey Chaucer;
* Sonetos de William Shakespeare;
* O Paraíso Perdido de John Milton;
* Poesias Selecionadas de William Wordsworth;
* Poemas de Samuel Taylor Coleridge

segunda-feira, 13 de abril de 2009

ANDREA BOCELLI - VC MERECE ASSISTIR !!!!!




Desde o lançamento de seu primeiro disco há 15 anos, o tenor italiano Andrea Bocelli construiu uma carreira de sucesso com ascensão meteórica e se tornou um fenômeno de proporções pouco vistas na história da música. Em abril, o público brasileiro terá a chance de ver o show baseado em seu último trabalho, ‘Incanto’, com a inclusão de algumas árias clássicas. Com patrocínio CULTURAL do HSBC e Redecard, as apresentações acontecem no dia 18 de abril, na Arena HSBC, no Rio de Janeiro; e no dia 21 de abril, em show ao ar livre com entrada franca no Parque da Independência, em São Paulo, com realização da Dançar Marketing & Comunicações.

Acompanhado de coro e orquestra sob a regência do maestro Eugene Kohn, Bocelli escolheu um repertório centrado em seu novo trabalho. Primeiro CD de estúdio desde ‘Amore’, de 2006, ‘Incanto’ reúne canções italianas como ‘Un Amore Cosi Grande’, ‘Mamma’, ‘Voglio Vivere Cosi’, ‘Funiculi Funicula’, e ‘A Marechiare’, que marcaram o cantor desde sua infância nas vozes de grandes tenores como Enrico Caruso, Beniamino Gigli, Franco Corelli, Mario Lanza e Luciano Pavarotti.

Aos 50 anos, Andrea Bocelli coleciona números impressionantes. Seus 13 CDs gravados em estúdio, 06 gravações completas de ópera e 05 DVDs já venderam juntos cerca de 65 milhões de cópias. Nascido em Lajatico, região rural da Toscana, na Itália, Bocelli demonstrou interesse pela música ainda criança, fascinado pelas vozes dos grandes tenores como Mario del Mônaco, Gigli e Corelli. Por pressão da família, formou-se em Direito pela Universidade de Pisa mas continuou seus estudos musicais, inclusive com um de seus ídolos, Franco Corelli.

Em 1992, o astro pop italiano Zucchero escolheu Bocelli através de uma audição e com ele gravou uma fita ‘demo’ da canção ‘Miserere’. O objetivo era apresentá-la a Pavarotti, no intuito de convidá-lo a repetir o dueto para a gravação de seu disco. No entanto, ao ouvir a fita, Pavarotti elogiou a canção, agradeceu o convite mas disse que Zucchero não precisava dele pois já havia achado a voz perfeita para isso. Pavarotti acabou sendo convencido do dueto mas em sua turnê européia, Zucchero, que assim como Pavarotti havia também se encantado pela voz do jovem tenor, convidou Bocelli para acompanhá-lo.

Dois anos depois, diversos acontecimentos seriam decisivos para consolidar a carreira do cantor: Bocelli gravou o disco ‘Il mare calmo della sera’, que ganhou Disco de Ouro; fez sua estréia em óperas com Macbeth, de Verdi, no papel de Macduff; cantou no concerto beneficente de Pavarotti, em Modena; e, por fim, apresentou-se para o Papa João Paulo II, no Natal. Em 1996, gravou a canção “Con te Partiró/Time to say Goodbye” em dueto com Sarah Brightman. A versão alcançou enorme sucesso e ficou por quase seis meses entre as mais tocadas no mundo.

Seguiu-se o álbum ‘Romanza’, em 1997, que transformou definitivamente o tenor em fenômeno mundial. O álbum figurou nas listas dos mais vendidos na Europa e no mundo, faturou Discos múltiplos de Platina e vendeu mais de 16 milhões de cópias, incluindo surpreendentes 500 mil cópias no Extremo Oriente.

Em 1999, sua indicação ao Grammy de Melhor Artista Novo ficou marcada como a primeira vez em que um artista clássico foi indicado para esta categoria, em 38 anos. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Canção por seu dueto com Celine Dion em ‘The Prayer’ para a animação ‘A Espada Mágica – A Lenda de Camelot’ (Quest for Camelot), indicado em seguida ao Oscar. Em março do mesmo ano lançou o disco ‘Sogno’, novamente conquistando os primeiros lugares das paradas mundiais. No final do mesmo ano, o álbum ‘Sacred Arias’ se tornou o disco de um artista clássico mais vendido de todos os tempos. O tenor entrou para o Guiness Book por ter figurado simultaneamente nos três primeiros lugares da parada norte-americana de álbuns clássicos, com ‘The Opera Álbum Aria’ e ‘Sogno’, nas outras duas posições. Andrea permaneceu no primeiro lugar por nada menos que três anos e meio.

Em 2001, repetiu a rotina de sucesso com o disco ‘Cieli di Toscana’, com canções como ‘Melodrama’ e ‘Mille Lune, Mille Onde’. No ano seguinte, ‘Sentimento’, gravado com o maestro e violinista Lorin Maazel, o levou a uma bem-sucedida turnê mundial e foi eleito ‘Álbum do Ano’ no British Classical Brit Awards de 2003.

‘Amore’, de 2006, entrou em segundo lugar na parada norte-americana e se tornou um dos cds de maior vendagem do ano de toda a indústria fonográfica, recebendo duas indicações para o Grammy Latino. Nos dois anos seguintes, lançou uma compilação marcando os 10 anos de sua carreira internacional e ‘Vivere’, ao vivo, na Toscana, com a participação de artistas como Sarah Brightman, Laura Pausini e Kenny G.

Bocelli gravou na íntegra as óperas La Bohème, Tosca, Il Trovatore, Werther, Pagliacci, Cavalleria rusticana e Carmen, sob a batuta de regentes do porte de Zubin Mehta, Lorin Maazel, Steven Mercurio e Valery Gergiev.

O QUE REALMENTE IMPORTA !



TRADUÇÃO

Aquela é India.Arie? o que aconteceu com o cabelo dela?Ha ha ha ha ha
Dat dad a dat da [4x] Dad a ooh

garotinha USAVA FERRO QUENTE
aos oito anos eu DEIXEI TODO FRIZADO
aos treze FIZ RELAXAMENTO
Eu era fonte de MUITAS risadas
Aos quinze ESTAVA TODO QUEBRADO
Aos dezoito DEIXEI TODO NATURAL
EM Fevereiro de 2002
Eu fiz
O que eu tinha que fazer
Porque estava na hora de mudar minha vida
E DEIXAR VIR À TONA a mulher que HÁ em mim
COM 97 DREAD LOCKS CRESCIDOS
eu olhei no espelho
E pela primeira vez e eu vi que HEY....

eu não sou meu cabelo
eu não sou esta pele
eu não sou suas expectativas. NÃO, NÃO
eu não sou meu cabelo
eu não sou estA pele
EU SOU UMA ALMA QUE VIVE aqui dentro

o que ela fez com o cabelo dela? eu não sei isso parece loucura
eu gostei disso.eu podia fazer isso.
Umm eu não iria tão longe. eu sei.. ha ha ha ha

"cabelo bom" quer dizer cachos e ondas
"cabelo ruim", que você se parece com um escravo
NA VIRADA DO século
É HORA DE REDEFINIRMOS quem QUEREMOS SER
você pode raspar TUDO
como UMA LINDA SUL AFRICANA
ou FAZER DREADS
como Bob Marley
você pode DEIXAR TODO LISO
como Oprah Winfrey
PORQUE NÃO É O QUE ESTÁ EM sua cabeça
É O QUE ESTÁ DENTRO DELA. E DIGA HEY....

[refrão]

(Whoa, whoa, whoa)
quer dizer que a maneira que uso meu cabelo me faz uma pessoa melhor?
(Whoa, whoa, whoa)
quer dizer que a maneira que uso meu cabelo me faz uma amiga melhor? Oooh
(Whoa, whoa, whoa)
quer dizer que a maneira que uso meu cabelo determina minha integridade?
(Whoa, whoa, whoa)
eu estou expressando minha criatividade...

Câncer DE MAMA e Quimioterapia
TIROU DELA TODO ESPLENDOR E GLÓRIA
E ela prometeU a Deus que se sobreviver
VAI APROVEITAR todos os dias de sua vida ooh
EM REDE NACIONAL DE televisão
SEUS olhos de diamante estão brilhando
A cabeça CARECA COMO uma lua cheia BRILHANTE
cantando alto para o mundo inteiro ouvir HEY...

[refrão 2x]

se eu QUISER raspar CURTINHO
ou USAR DREAD LOCKS
isso não DIMINUI EM NADA
O SENTIMENTO QUE TENHO
Dat da da dat da [4x]
E se eu quizer USAR trançaS
ATÉ O MEIO das minhas costas
eu não vejo nada DE errado isso
Dat da da dat da [4x]

essa é India.Arie?
Ooh olha ela cortou o cabelo dela
eu gosto disso, uma maneira excelente
eu não sei se eu posso fazer isso.
Mais parece distinto nela, e olha como fica bem nela
Ela adquiriu um lindo visual
Ela tem uma cabeça de maçã
Eu sei direito?
isso é perfeito

quarta-feira, 8 de abril de 2009

QUANTIDADE NEM SEMPRE É QUALIDADE

Os homens são, em sua maioria, afetados com a falta de tempo para se dedicar aos filhos. Com isso, valorizar e saber aproveitar os poucos momentos disponíveis para o convívio familiar é muito importante. A qualidade do tempo dedicado aos filhos pode representar significativa melhora nos relacionamentos. Ou seja, não importa se são poucos minutos por dia, o que conta é dar atenção total a eles nesse espaço de tempo.



REAPRENDA A BRINCAR

Brincadeiras são sempre estimulantes e são elementos de integração. Nesse caso, os pais devem voltar aos tempos de criança. Lembrar das brincadeiras que mais gostava e ensinar aos filhos. Os pais são referências para as crianças e também nos momentos de descontração o exemplo se faz necessário.
- empinar pipas
- jogar bola
- andar de bicicleta
são boas opções para tirar os filhos da frente da TV ou do vídeo game.
Para opções caseiras, os jogos de tabuleiro são brincadeiras que podem envolver toda a família.
- A maioria envolve a parceria e a interação.
- Alguns estimulam o raciocínio
- Até melhoram o desempenho escolar
As atividades culturais também devem ser incentivadas
- cinema
- teatro
- exposições
Em muitas cidades existem programas a preços acessíveis ou até mesmo gratuitos.

sábado, 4 de abril de 2009

quinta-feira, 2 de abril de 2009

TERAPIA DO ELOGIO

Renomados terapeutas que trabalham com famílias divulgaram uma recente pesquisa, onde se nota que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios, não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades, só se ouvem críticas. As pessoas estão cada vez mais intolerantes, e se desgastam valorizando os defeitos dos outros. Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.

A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres, ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando, amigos, etc.

Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, enfim, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por conseqüência, são pessoas que usam mais tempo e maiores condições para cuidar melhor do corpo e do rosto.

A ausência de elogios tem afetado muito as famílias. A falta de diálogo nos lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem, e levam essa carência para dentro dos consultórios. Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa.

Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos e subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.

Vamos observar o que as pessoas gostam. O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo, a boa dona de casa, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim, vivemos numa sociedade em que um precisa do outro.

É impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.

Quantas pessoas você pode fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?

CONFÚCIO (OU KUNG-FU-TZE)


Foi um filósofo chinês que viveu há cerca de 2.500 anos.

Aqui vão 10 pensamentos de Confúcio, que podem ajudar tanto na sua produtividade quanto na maneira como você leva a vida.

1. A vida é realmente simples. Nós é que insistimos em torná-la complicada
2. Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
3. O que você não quer para você mesmo, não faça aos outros.
4. Se você atirar nas estrelas e acertar a lua, tudo bem. Mas você tem que atirar em algo. A maioria das pessoas nem sequer atira.
5. O silêncio é um amigo que nunca trai.
6. Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.
7. De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos.
8. Ser ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que nos continuemos a lembrar disso.
9. Eu escuto e esqueço. Eu vejo e lembro. Eu faço e entendo.
10. Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?