O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal
Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. È possível preveni-lo através de exames periódicos.
No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.
SINTOMAS E FATORES DE RISCO
O sintoma do câncer de mama já localmente detectável ao exame físico é o aparecimento de nódulo ou caroço no seio, com ou sem irritação e dor no local, alterações no formato das mamas, caroços nos seios ou axilas, feridas ao redor do mamilo e secreções.
As causas de câncer de mama são ainda desconhecidas. O histórico familiar constitui o fator de risco mais importante, especialmente se o câncer ocorreu na mãe ou em irmã, se foi bilateral e se desenvolveu antes da menopausa. Outro fator de risco que está relacionado a este câncer é a menopausa tardia (além dos 50 anos, em média) que está associada a uma maior incidência, assim como a primeira gravidez após os 30 anos de idade.
Outro fator de risco é a ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, e o tabagismo, que geram um aumento do risco de câncer de mama.
COMO PREVENIR
As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama é o AUTO-EXAME, mas não substitui o exame clínico feito pelo médico.
O exame clínico, quando realizado por um médico ou enfermeiro treinado, é capaz de detectar tumores superficiais de pequeno volume (1cm). Ele deve ser realizado anualmente, e o médico indicará a necessidade de mamografia.
O rastreamento do câncer de mama feito pela mamografia, com periodicidade de um a três anos, reduz significativamente a mortalidade em mulheres de 50 a 70 anos. As mulheres nesta faixa etária devem submeter-se ao exame anual ou semestral, sendo a mamografia indicada em casos suspeitos e de alto risco.
O auto-exame das mamas visa estimular o cuidado da mulher com o seu próprio corpo e deve ser realizado regularmente no período entre os exames clínicos das mamas. A melhor época é uma semana após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais ou está amamentando o auto-exame deve ser feito em um mesmo dia de cada mês à sua livre escolha, como por exemplo, todo dia 15. Conhecendo sua mama, ela pode notar qualquer alteração.
DIAGNOSTICO
A palpação das mamas não é suficiente para o médico ter certeza absoluta do diagnóstico. São necessários alguns exames:
A Mamografia é um tipo especial de radiografia. Ela permite diagnosticar tumores antes de serem palpáveis.
A Ultrasonografia avalia e tira dúvidas quanto a consistência de um tumor: se é sólido ou se contém líquido.
A Biópsia pode ser feita por punção, através de uma agulha fina ou por cirurgia com anestesia local, que retira o tumor para exame microscópio. O diagnóstico do câncer é feito através do auto-exame pela paciente, dos exames periódicos pelo médico, dos exames complementares e da biópsia.
AS MULHERES DEVEM ESTAR ALERTAS PARA AS SEGUINTES OBSERVAÇÕES:
As mamas nem sempre são rigorosamente iguais.
O auto-exame não substitui o exame clínico de rotina, que deve ser anual.
A presença de um nódulo mamário não é obrigatoriamente indicadora de neoplasia (câncer): na maior parte dos casos, eles são benignos Em 90% dos casos é a própria mulher quem descobre alterações em sua mama.
O diagnóstico precoce do câncer de mama, já salvou a vida de milhares de mulheres em todo o mundo.
Amamentar os filhos também protege a mulher do câncer de mama
A mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos
A partir desta quarta-feira (29), o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ser obrigado a oferecer exames gratuitos de mamografia para todas as mulheres com mais de 40 anos. Antes, era obrigatório apenas para pacientes acima de 45 anos. A alteração tem como objetivo aumentar o diagnóstico precoce da doença.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Drika, minha mãe morreu por conta disso e foi muito bem postado por ti e de grande importância ter tocado neste assnto. Segue aqui um link sobre este tema também.
ResponderExcluirhttp://www.cancerdemama.com.br/
Graças a você me lembrei de fazer o auto exame, que faz muito tempo que não realizo!!!
ResponderExcluirVerdadeira utilidade pública!
P.s.: quase chorei quando ouvi "Blessed" do Elton John, tive que ficar até o final!!
Beijos!
Excelente ideia lembrar esse tema aki.
ResponderExcluirAcho importante frizar tbm q a detecção precoce desse tipo d cancer é fundamental, senão decisivo p cura do msm.
E isso ñ depende apenas dos avanços nos métodos d diagnosticos, mas principalmente na conscientização do cuidado q cada uma d nos devemos ter com nosso corpo.
Os aspectos fisicos e psiquicos, q formamos durante toda vida influenciam em grande parte na saude d nosso corpo.
O cuidado e atenção cm nossos habitos criados desde a infancia seja cm q ingerimos, fazemos ou em nosso comportamento é fundamental p q tenhamos uma vida mais saudavel.
Bjos Drika e boa noite
Puxa! Parabéns teu blog está maravilhoso, completo, envolvendo tudo, o emocional, o físico, o espiritual, perfeito PARABÉNS minha querida e obrigada por se tornar seguidora do meu, obrigada pela gentileza e por compartilhar e compartilhar "coisas boas". Continue postando assim, tem feito milagres, já indiquei teu blog para muitas amigas. Eu sou nova nessa coisa de blog, rsrs. Como funciona esses selinhos, fico sempre curiosa e deu vontade de perguntar p vc. Beijos e tenha uma tarde maravilhosa!!!
ResponderExcluirElisabete Affonso
beteaffonsosud@hotmail.com
acaridadenuncafalha.blogspot.com