domingo, 19 de abril de 2009

DEPRESSÃO MATA !!!! CUIDE-SE !!!!



1. O que provoca a doença?

Luto, alterações de sono e apetite, transtorno de humor, esquizofrenia, ansiedade, doenças como mal de Parkinson, uso de drogas lícitas e ilícitas, demências e efeito colateral de remédios.

2. Quais os principais sintomas?

Desânimo até para atividades prazerosas, desinteresse geral, cansaço físico e mental, pessimismo, culpa, diminuição do desejo sexual, alterações de sono e apetite. Se tais sintomas durarem mais de duas semanas, busque ajuda.

3. Não ter ânimo é um aviso?

Apatia (perda de motivação) é sério sinal da depressão. Mas também pode vir de doenças doloridas física e psiquicamente (ex: câncer e aids).

4. Eu me isolo, choro à toa, fico agressiva e penso em morrer. É estresse ou depressão?

O estresse pode levar a um quadro de ansiedade patológica, que ajuda a desencadear depressão. Seu caso remete a um transtorno depressivo, mas só o especialista pode diagnosticar e tratar.

5. Pode ser fuga da realidade?

Ficar deprimida não é mera tristeza, “fossa” , fraqueza ou fuga da realidade. É uma doença grave, que afeta muito a forma como a pessoa se sente em relação a si mesma e exige cuidados.

6. Ocorre em qualquer idade?

Sim, mas é duas vezes mais freqüente em mulheres do que em homens. Crianças de ambos os sexos são igualmente afetadas e, em geral, apresentam dores de cabeça e estômago, irritabilidade e retraimento social. Já os idosos costumam ter falta de memória e de atenção e de capacidade de orientação.

7. Quais os tratamentos?

Recomenda-se a associação de psicoterapia e remédios antidepressivos. Por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sem custos, a vítima pode fazer uma avaliação e dar início ao tratamento com psiquiatras, terapeutas ocupacionais e outros especialistas. Os remédios indicados pelos médicos são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em qualquer posto de saúde. Mais informações: www.saude.gov.br/bvs/saudemental ou 0800-611997.


Tipos de depressão

Reativa – Corresponde a 60% das depressões e surge a partir de situações como perdas (luto, desemprego, aposentadoria...), doença física e uso de drogas ou remédios.

Maior – Desordem grave e não relacionada com situações de estresse. Caracteriza-se, principalmente, por episódios que comprometem a vida normal, como insônia ou excesso de sono, problemas de concentração e perda de apetite. Corresponde a aproximadamente 25% de todas as formas de depressões.

Distimia – Depressão crônica, com duração de, pelo menos, dois anos. Se manifesta por meio de tristeza moderada e o paciente não apresenta tanto comprometimento em sua vida. Porém, ocorre redução na capacidade de vivenciar prazer em várias situações cotidianas.

Melancólica – Apresenta significativo retardo ou agitação psicomotora, despertar matinal precoce (por volta das três horas da manhã) e piora do humor também pela manhã. Há grande risco da pessoa cometer suicídio.

Bipolar – A vítima oscila momentos de humor (entre períodos de euforia ou irritabilidade) com períodos de grande tristeza.

Atípica – Compromete menos o humor. Aumento do apetite e do sono, além de melhora com acontecimentos favoráveis.

Psicótica – Forma grave de depressão, com delírios, alucinações, comportamento desorganizado ou com catatonia (atitude de indiferença ao mundo exterior). Há risco de suicídio.

Pós-parto – Ocorre após o parto, em um período chamado de puerpério. Mulheres que já tenham enfrentado algum quadro de depressão no passado correm mais riscos de ter o problema. A mãe apresenta séria propensão de cometer suicídio ou matar o próprio filho.

Sazonal – Na maioria das vezes, inicia-se no outono ou no inverno e apresenta melhora na primavera ou no verão. Tipicamente encontrada em países mais frios, onde há pouca luminosidade em determinados períodos do ano.

26 comentários:

  1. MUITO BOM DRIKA, PARABÉNS!!!
    BEIJOS ELISABETE AFFONSO

    ResponderExcluir
  2. Oi meu nome e Diogo elias gonçalves, Eu fico só em casa. Não tenho ÂNIMO PARA FAZER NADA. MINHA QUERIDA MÃE PEDE PARA EU ARRUMAR COZINHA E VOU ARRUMAR PRA ELA. MEU PAI MANDA EU IR TRABALHAR. MAS EU NÃO CONSIGO. CHORO DIA INTEIRO. UM GRANDE ABRAÇO: DIOGO ELIAS GONÇALVES . DKIKA QUE DEUS ABENÇÕE ME AJUDA POR FAVOR

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua postagem. Me ajudou muito, só que achei muito longo, podia fazer mais um resumo na parte dos tipos de Deprê.

    WWW.J-WL.CO.CC <-Meu Site.

    ResponderExcluir
  4. SOU UMA PESSOA INFELIZ, TENHO MEDO DE MUITAS COISAS, MAIS TENHO HUMOR ALTERNADO, MEU NAMORADO ME LARGOU PQ FALOU QUE EU SOU CHORONA E AGORA PERDI O EMPREGO QUE EU AMAVA, JA ESTOU EM OUTRO MAIS ACABOU O PRAZER DE TRABALHAR VOU MECANICAMENTE MAIS FALTO MAIS DO QUE VOU,SOU DERROTISTA, SO PENSO NEGATIVO, SOU CHORONA EM EXCESSO, ME IDENTIFIQUEI COM QUASE TUDO, PRECISO DE AJUDA, VOU PROCURAR PQ AGORA SO PENSO EM MORRER, ESSA VONTADE CRECE A CADA DIA....

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Kenia,23 anos, tenho sintomas de depressao e Sindrome do Panico,me trato mas é dificil de vencer. Hoje por exemplo nao consegui ir trabalhar devido a dores no peito e vertigem. Mas sei que tudo isso vai passar e dias melhores virao, pra mim e pra todos os que estao lutando contra esse tipo de doença...
    Nao desanimem!
    Beijos, fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  6. nao adianta nada que faco tira da minha cabeca a ideia de um suissidio vivi

    ResponderExcluir
  7. Oi, meu nome é Ana. Ainda não sei o que sinto. Só sei que dói muito. Me sinto culpada porque tenho motivos pra ser feliz e o que se passa é justamente o contrario. Meu casamento, totalmente fracassado. Dor, decepção, rancor...frustração. Essa sou eu.

    ResponderExcluir
  8. oi eu sou a gabriela sofro muito com depreção tenho muita dor no peito ... em fim só quem sofre sabe sou muita pensativa .... fico em silencio o dia todo só pendando na vida ... quando descopri que estavo fiquei apavorada pq ,minha vó morreu de depreção profunda .. ficava muito tristre ainda só ... os meus simtomas foram ,,, também só muita anciosa estresada é pensativa , desanimada pra fazer de quase tudo esses foram meus sintomas ... minha mãe me levou pra pisiquiatra e ela falou que estava com depreção me passou um remedio pra esttres e agora estou melhor me sinto calma mem tanto mais deu uma diferença tambem me sinto leve .. é um acalmante sabe mais está ai o meu comentário ... há descobri que estava com depre eses dias atrás 22/04/20010... ainda estou me tratando boa sorte pra todos que estão com depre melhoras é boa noite xau bjims

    ResponderExcluir
  9. Ronise

    oie poderia me ajudar? axo q to com depreçao
    me sinto sozinha sou carioca mais moro em recife a dois anos ,sou feia nao consigo nem um namorado ,tenho 17 anos ,nao tenho amigos ,minha mae nunca pode conversar comigo ,quando conto das minhas tristezas ela diz ser besteira ,meu amigo aki é so meu pc consutumo ficar 20 horas por dia no pc so eleme deixa alegre nao gosto de me olhar no espelho tenho vergonha de sair na rua o que devo fazer iosso é depresao ? poxa ate vontade de morrer me dar :(

    ResponderExcluir
  10. oi meu nome é lize tenho apenas 16 anos e sofro de depressao profunda a meses so k ninguem me leva pra trata to precisando de ajuda urgente meus irmao alem de nao me ajudar atrapalha fla k é besteira falta de apanha eu ja fui uma ves so no psiquiatria ele mandou eu tomar um tal de anafranil e litio so k nao adiantou em nada eu nao durmo a noite kuando chego a dormi e muito pouko no outro dia fiko pessima muita dor de cabeça e enjoo me sinto um lixo tbm so tenho pensamentos negativos tive dois namorados ja e nao deu certo acho k nunka irei encontrar a pessoa certa kuando começa a planeja o futuro kuando penso k encontrei alguem pronto o osonho se acaba e tdo termina nao confio mais em ninguem nao sai de casa fiko so no quarto meus amigos me chama pra sair e eu nao saio se eu sai eu pioro minha alegria era meu namorado nakeles instante k fikava comigo agora e so os amigos virtual mesmo k me deixa um pouko animada mais tenho vontade de morrer ja tentei suicidio tentei corta os pulso e me enforca mais nao consigo fiko tda machucada fiko pensando no passado em tdo de ruim k ja vivi resumindo me odeioo galera kerem mconversa me add no msn lize@yahoo.com.br adoraria fazer amizades preciso muito desabafa cm kem tem o mesmo problema k eu;;;;

    ResponderExcluir
  11. Olá, meu nome é Jailso, tenho 21 anos e sofro de depressão desde os meus 15 anos. Fico todo o meu tempo em casa,solitário,triste, sofrendo sozinho. Já consumiu toda minha vida, no meu ver acho que a única solução é o suícidio, mas, por incrivel que pareça eu ainda não o fiz. Sempre vou dormir a noite e tento acreditar que não vou acordar; não consigo mais por meus sentimentos pra fora, como por exemplo (chorar), não me saem mais lágrimas; ultimamente me sinto tão vazio, já não consigo me comunicar direito com as pessoas, esqueço das palavras de tanto tempo que não converso com alguém. Moro com meus pais, só que são pessoas "ignorantes" não sabem lhe dar com um problema desses.

    Não costumo fazer coisas assim, mas, enfim, se alguém quiser conversar esse é meu e-mail e msn : jacknickname@hotmail.com


    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. OI MIM CHAMAM DE SOL EU ESTOU TÃO TRISTE TÃO INFELIZ PERDI A VONTADE DE VIVER, JA PENSEI EM MIM MATAR VARIAS VEZES CHORO DIRETO MIM SINTO UM NADA INUTIL, SINTO UMA ANGUSTIA TÃO GRANDE QUE TEM DIAS QUE ACHO QUE NAO VOU SUPORTAR EU TO SOFRENDO MUITO MIM SINTO TÃO SÓ

    ResponderExcluir
  13. quero te ajudar thais_kynha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. oi meu nome é diana baptista tenho 17 anos e nao tenho mais vontade de viver penso varias vezes em me matar mas qundo chega hora eu nao consigo

    ResponderExcluir
  15. ESTOU SOFRENDO DE DEPREÇAO E ADOREI AS DICAS.VOU PROUCURAR AJUDA!!!

    ResponderExcluir
  16. eu tamem sofro de algum tipo de tristexa cronica mas eu digo que a vida é assim estamos sujeitos a riscos diariamente...vc é capaz de fazer oq vc quiser vc é o q vc pensa intaum substitua sua tristeza que um dia vai te matar por ódio isso mesmo ódio ira raiva pq vcs sabem doq eu estou falando de certas injustiças que acontecem com a gente e a gente só sabe guardar tristezas que matam intaum nao tenha medo de viver pq um dia todomundo ira morrer...viva sua vida foda se todos...

    ResponderExcluir
  17. como tem la em cima
    "Tudo o que persistirmos em fazer, torná-se cada vez mais fácil para nós. Não porque a natureza da coisa mude, mas o nosso potencial de fazê-la que aumenta." Heber J. Grant

    ResponderExcluir
  18. oi meu nome é ana , o problema não é comigo é com a minha mãe , ela não tem depressão mas ta com medo de entrar .
    ela sente desaanimo , medo , dores no peito etc etc .. os sintomas são normais , mas eu tenho muito medo de que ela possa entrar em depressão o que eu devo fazer pra me acalmar ?

    ResponderExcluir
  19. OI MEU NOME E´ELAINE ME SINTO MUITO DEPRIMIDA SEM CORAGEM NEM PARA TRABALHAR E PARA FAZER NADA EM CASA TO MUITO MAU

    ResponderExcluir
  20. gente só JESUS creia ele ja me curou e pode curar vc um beijaoooo berenice

    ResponderExcluir
  21. bn sou uma depressiva tou medicada,mas nada me adianta so pensso em suicidio,vou fazer no mes que vem 50 anos desde que fikei viuva a 4 anos que tou assim ja nao aguento me ajudem por favor...obg um bj

    ResponderExcluir
  22. oi sou depressiva tb ;tenho um primo que se matou e um irmão que morreu ainda não sei o motivo .mas aprendi que tenho que se forte e fazer tudo diferente para não aconteçer comigo . creio muito em Deus e acredito na paz na minha mente e no meu coração. ame a Jesus ele cura esse mal , trabalhe pois mente vazia não da . amo todos peço a Deus que a cura p vcs todos.

    ResponderExcluir
  23. OLA TB TENHO DEPRESSÃO, ISSO NÃO É NADA FACIL, E O PIOR É QUE SABEMOS QUE A PESSOA DEPRESSIVA QUER MUITA ATENÇÃO E EU NÃO TENHO AMIGOS, MINHA ESPOSA NÃO ME ENTENDE EXPLICO E EXPLICO A ELA, MAS NÃO ADIANTA. MAS MESMO ASSIM GALERA, PENSEM ASSIM: SE A DEPRESSÃO É UMA CARREATA DE PENSAMENTOS NEGATIVOS, ENTÃO VAMOS ENFRENTA-LOS E QUANTO MAIS PENSAMENTOS NEGATIVOS VIREM, MAIS COISAS POSITIVAS VAMOS FAZER, DAI PENSAREMOS MAIS POSITIVOS.FAÇO ISSO E DA CERTO FAÇAM TB!

    ResponderExcluir
  24. Olá,tenho apenas 16 anos.
    acho que estou com depressão,porquê tenho esses sintomas enclusive vontade de morrer.
    Desde quando o menino que eu gostava morreu,eu não sinto mais vontade de comer nada,mas não é porque eu quero, é como se eu estivesse sempre cheia e não precisa-se de comer.não é só por causa dele,tem andado acontecendo outras coisas comigo terriveis.estou só esperando a minha vez chegar.

    ResponderExcluir
  25. oi,tenho sindrome do pânico há quase 1 ano e inicio de depressão,embora a psicologa diga q não..tomo remedio antidepressiavo.não tenho vontades de sair de casa,pedi que me demitissem do trabalho por conta das minhas crises,faltava várias vezes o trab..até pq o trab era muito estressante..enfim,desejo q isso tudo passe e que eu volte a ter a vida que eu tinha antes!!
    beijos a todos..

    ResponderExcluir
  26. OI Gente Tenhu 22 anos descobrii que sou depressiva na realidade sinto isso des dos 11 anos , so que a cada ano isso fica pior ,sinto vontade de morrer , outras vezes tenhu medo de morrer, sou isolada , sinto dores no peito fortes de mais vou ao medico faço exames e não da nada , falam que isso é coisa da minha mente mais a dor não é é real sofro muito com isso ninguem me entende

    ResponderExcluir