sexta-feira, 19 de junho de 2009

VIVER MELHOR COM MENOS


Picasso disse que a arte é a eliminação do desnecessário e Leonardo da Vinci afirmou que a simplicidade é o mais elevado grau de sofisticação.
O terapeuta José Mello, um dos principais divulgadores da simplicidade voluntária no Brasil, explica que simplificar é aliviar a nossa carga.
Diferente do que muita gente pensa, descomplicar não significa fazer voto de pobreza.
" Ninguém é pobre por que quer, mas só é simples quem decide ser."

O mercado nos apresenta muitas armadilhas para o consumo exagerado das coisas.
Como evitar essa armadilha ?

1. Aprenda a diferenciar necessidades e desejos e observe o grau de satisfação proporcionado pela compra de um item supérfluo. Vc verá que essa alegria dura muito pouco e provoca desperdício.

2. Algum produto chamou sua atenção? Reflita até que ponto seu estilo de vida está vínculado a trabalhar para pagar contas e prestações. Vale a pena fazer mais uma dívida?

3. O que vc consome revela seus valores. Hoje em dia pega muito mal levar em conta apenas o preço do produto e desprezar o impacto que o consumo causará ao ambiente e ás pessoas.

4. Seja poderosa mesmo. É vc quem manda, não o vendedor, a propaganda, o corretor, etc...No século 20, poderosa era considerada a mulher que podia comprar qualquer coisa. HJ poderosa é quem sabe escolher e comprar apenas o que quer.

5.O consumo sustentável baseia-se na aplicação dos cinco erres:
- reflita antes de comprar
- recuse o que é desnecessário
- reduza o que é excessivo
- reutilize sempre que possível
- recicle o que não tem mais utilidade

DO QUE A GENTE PRECISA MESMO ? GENTE BACANA POR PERTO, TRABALHO QUE FAÇA SENTIDO E QUE NOSSO TALENTO SEJA VALORIZADO, AR FRESCO, SOL, MÚSICA, SEGURANÇA DE SER AMADA E NÃO SEGURANÇA ARMADA. SIMPLES ASSIM.

3 comentários:

  1. Este teu post me fez lembrar q os maiores prazeres da vida são totalmente grátis.
    Q bom ter vc d volta, isso tbm é um grande prazer...
    bjos.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho uma técnica que me barra na hora do consumo. Eu me pergunto se vou comprar porque preciso ou porque quero. Na maioria das vezes a resposta é "porque eu quero", daí eu não compro. Eu não lembro aonde eu aprendi isso, mas funciona bem. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Este post me fez refletir bastante, tenho várias coisinhas desnecessárias, vou começar o desapego, beijinhos

    ResponderExcluir