quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Comportamento Bipolar

Antes de qualquer coisa preciso explicar por que este artigo aqui e agora !
Bom, meus amigos mais chegados sabem que Bipolaridade se tornou nos últimos meses um dos meus temas preferidos por razões pessoais ... entender o que é e principalmente como ajudar a minimizar seus efeitos tem me feito pesquisar e aprender sobre este distúrbio de comportamento ...
Quando alguém que a gente ama sofre com essa doença ... nossas preocupações se multiplicam ... e ... é díficil não se preocupar o tempo todo ... por que as crises são reais e como doença crônica isso vai me seguir pra sempre.
Mas, também acredito que se pode ter qualidade de vida ...
Esse artigo vai de encontro as minhas preocupações atuais de fim de ano ... espero ajudar !

Comportamento Bipolar - Nas festas de fim ano, cuidados que eu tenho que tomar...



Já que nós estamos nos aproximando do fim do ano, hoje eu quero trazer um assunto importante ao Bipolar Brasil: "comportamento bipolar nas festas de fim de ano". E o faço por alguns motivos especiais. Primeiro porque eu tenho lido muitos artigos mundo afora sobre o assunto e tenho notado que de fato bipolares nessa "época" do ano podem mesmo "sofrer" algum tipo de "crise" em decorrência das festas etc... E segundo que já algum tempo eu tenho notado que a caixa de entrada de email do Bipolar Brasil a partir de Novembro começa aumentar em número de mensagens e vai subindo na medida que o Natal vai se aproximando. Isso ocorreu em 2009, e pensei que fosse por conta do crescimento natural do blog, mas, em 2010, isso está acontecendo novamente... São tantas mensagens que eu não tive tempo de preparar novos artigos para o blog, por exemplo. São na maioria mensagens de amigos (a) leitores (a) com queixas de depressão. (veja, pode continuar enviando sua mensagem, não estou me queixando disso ok? apenas tentando ilustrar nosso artigo de hoje... na medida do possível estou respondendo todas as mensagens...).

O comportamento bipolar que muda no fim de ano...

Primeiro quando eu falo em mudanças de "comportamento bipolar", eu me refiro a "crise de bipolaridade". Eu quero na verdade dizer que o "comportamento bipolar" que estava estável no bipolar, passa a ficar "instável". Este portanto é ponto de partida para entendermos o artigo por ora. Entre outras palavras, é como se as festas de fim de ano que se aproximam servissem de "gatilho" para "disparar": "pré-crises" da doença e/ou crises efetivamente. Mas para entendermos "o porquê", isso pode e acontece com alguns bipolares, eu preciso posicionar algumas ideias a respeito certo? (Antes de tudo eu quero citar Ellen Frank, Phd, da Universidade de Pittsburgh Western Psychiatric Institute and Clinic, que me inspirou a criar a lista a seguir e adaptá-la ao português, ok?). Bem, vamos a causas de mudanças de comportamento bipolar no fim de ano:

1. Horários - Fim de ano chegou, certo? Com isso é natural que as viagens, os passeios, as férias comessem a serem programadas etc. A rotina do ano inteiro que você estava seguindo começa a ser "descompensada" neste momento. É natural que a preocupação com "regras de horário" comecem não ser seguidas muito a risca... afinal: você está de férias! O resultado disso é "desregular" o sono! A conseqüência: humor alterado. O que isso pode virar? Depressão.. mania... etc. Como resolver isso? Planejamento! Você pode e deve curtir seu fim de ano, mas, não deve se esquecer que faz um tratamento de transtorno bipolar do humor que é pra vida inteira, e, não deveria interromper por 1 ou 2 meses... Você deve tentar adaptar suas atividades a essa realidade. Se você tinha um padrão de horário para dormir e acordar, tente não fugir muito desse padrão, este é o segredo.

2. Estimulação Excessiva - Bipolares adoram gastar de dinheiro né? Quer dizer, aqueles que pelo o menos estejam em hipomania/mania ou que estão entrando nessa fase justamente por conta de tantos "apelos emocionais" de marketing ao redor (shoppings center's decorados, comerciais de tv, email com promoções etc). É natural portanto que já em novembro o "bombardeio" de propagandas disso, daquilo "estimule" o bipolar a gastar muitas vezes até o que não tem (alguns fazem empréstimos, por exemplo...). Um verdadeiro "PERIGO". Este ponto deve merecer muita atenção, porque, essa "estimulação toda", pode desencadear, uma crise de hipomania/mania, em bipolares que estavam "estáveis", sabem? É exatamente o que eu dizia no início do artigo de hoje... O comportamento pode mudar de acordo com o meio ambiente. O problema maior também nesses casos, é que depois da crise de hipomania/mania cessar, já sabemos o que pode resultar ahn? Depressão, muitas vezes. Portanto muita atenção neste caso em particular.

3. O Balanço - Geralmente quando se aproxima o fim de ano é quando nos fazemos o "balanço" de nossas vidas. Isso na verdade é comum nas empresas também, certo? O problema reside quando os bipolares estão "inativos" nessa época do ano, isto é, estão "desempregados", sem estudar, e/ou com problemas diversos ao ponto de não terem realmente nada para "comemorar". Os amigos e familiares têm uma porção de coisas a comemorar, mas, o bipolar está muito abatido... Passou mais um ano em branco... Tudo o que o bipolar vê é: Hei, o que eu tenho que comemorar? Eu sugiro que você comemore a sua VIDA! E peça sabedoria para dar continuidade para fazer do seu tratamento um grande sucesso não só neste fim de ano (passando por ele com entusiasmo), mas, começando planejar já o próximo ano com mais "sabedoria" ainda. Deveríamos pensar em soluções e comemorar a possibilidade de pensar nelas, compreende? Talvez, o balanço seja a parte mais difícil da lista, e, a parte que leva tantas pessoas me enviarem email... Mas, possível e passível de solução sim! Não olhe para trás, olhe para frente e o quanto você pode fazer para melhorar! Comece fazendo uma "festa da virada" em sua vida!

Comportamento bipolar que precisa de ajuda

Certamente a lista que eu fiz sobre comportamento bipolar que muda no fim do ano é apenas uma ilustração, e talvez você mesmo tenha ideias a acrescentar e refletir. O fato é que existem situações "limite". Situações que já estão instaladas, e, que nada que lemos e/ou fazemos parece nos tirar da situação. E isso obviamente é real. Neste caso, não adianta apenas estar consciente sobre estes aspectos que refletimos no artigo de hoje... Você talvez vá ter crises nas "festas de fim de ano" (eu confesso que as tive em muitas ocasiões, uma em específica, culminou no fim do meu casamento de quase 8 anos). Sou profundo conhecedor portanto do que isso pode representar, se você não procurar ajudar "profissional" antes do pior acontecer! Eu tenho obrigação de dizer, que palavras motivacionais podem ser ótimas sim, mas não resolvem! Não mesmo! O que resolve se você já está sentindo que não está bem, é ir ao médico "IMEDIATAMENTE". Não confronte-se com sua família, esposo (a), tentando definir o que fará no natal, ano novo etc... Procure ajuda agora mesmo (afinal estamos no início de Dezembro, há muito que os profissionais de saúde mental podem fazer por você, acredite nisso). Eu não tive tempo e nem forças para reagir na pior crise que eu tive num fim de ano, e o resultado foi muito desastroso... Eu gostaria de ajudá-lo (a).

Não hesite em pedir ajuda neste momento que talvez você já esteja se sentido intranquilo (a). É comum como eu já coloquei que nesses meses que antecedem o fim de ano nós bipolares entrarmos numa profunda crise de ansiedade que vai crescendo aos poucos. E é importante portanto não deixar que as coisas fujam do controle antes que efetivamente a "crise" se instale com força total exatamente nos dias das festas. Para tanto já vá ao médico e/ou terapeuta e comece a lidar com tudo isso antes, ok? Melhor estar blindado, ou seja, remediar do que tentar fazer algo por si depois.

Agindo dessa maneira eu tenho certeza que seu fim de ano, assim como o de sua família será o melhor possível. E será memorável. Logo em 2011 você terá boas lembranças de que conseguiu de fato vivenciar as festas em grande estilo, com responsabilidade e ileso as crises sem recaídas.

Enfim... fique ligado ao comportamento bipolar de fim de ano que pode sofrer alterações. Esteja atento e faça o que tiver que ser feito pra não incorrer no erro de ter recaídas desnecessárias, combinado?

FONTE: http://bipolarbrasil.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Queria amei essa postagem, muito legal, um beijo linda, E um Feliz Natal é oque o Bela Sião lhe deseja.

    ResponderExcluir