terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Tipos de Amor

Eros

É a paixão romântica dos poetas. Envolve forte atração física e desejo sexual. Acontece de repente e pode terminar de modo abrupto.


O apaixonado não consegue controlar esse sentimento, intenso e irracional - gasta no mínimo, 4 horas por dia pensando no ser amado, segundo uma pesquisa feita neste ano na Itália.


Quem experimenta essa sensação inebriante não mede consequencias.Só uma coisa importa : ser correspondido.

Esse é o amor presente em nove entre dez filmes de Hollywood. Um exemplo é o O Paciente Ingles (1996), que retrata a trágica paixão de um cartógrafo húngaro (Ralph Fiennes) pela bela esposa (Kristin Thomas) de um explorador inglês, à véspera da II Guerra Mundial.


O Paciente Inglês, a história de uma paixão arrebatadora






Ágape


Em grego, significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse.


Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido.


Sente -se bem quando o outro demostra alegria. No Limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa.


Um exemplo de Ágape no cinema é a personagem Teresa (Juliette Binoche) em A Insustentável Leveza do Ser (1987), adaptação do livro de Milan Kundera. Por amor , ela suporta a infidelidade do namorado, Thomas (daniel Day - Lewis), um Ludos inconrrigível.


A Insustentável Leveza do Ser retrata o amor incondicional






Mania


Quem já experimentou uma ligação amorosa do tipo montanha - russa, um dia nas nuvens e outro no fundo do poço, conhece o estilo Mania .


É a paixão obsessiva e ciumenta. O indivíduo sempre acha que não é amado tanto quanto ama. requer provas de amor inesgotáveis e é capaz de loucuras para chamar a atenção do ser amado.


Tem tanto medo do abandono que o parceiro acaba indo embora de verdade. "Mania é o lado escuro de Eros" , define a Psicóloga Americana Irene Frieze, da Universidade de Pittsburgh.


O personagem que melhor o representa é Otelo, que na peça homônia de Shakespeare mata sua mulher numa crise de ciúmes. A melhor versão dessa peça no cinema foi estrelada por Laurence Olivier (1965)


Otelo , de Shakespeare, mergulha fundo no Inferno do Ciúmes






Ludos




Em Ludos, o amor é uma brincadeira que muitas vezes se limita a uma única noite. O desafio da conquista é mais atraente do que a pessoa que se tenta seduzir.

O conquistador evita os compromissos. Pode cultivar mais de uma relação ao mesmo tempo . Mesmo quando a ligação é duradoura , ele busca encontros fugazes durante o período. Se você gosta de sexo mais nunca se apaixonou , ou se tem uma paixão nova a cada duas semanas, seu tipo pode ser Ludos.


No filme Ligações Perigosas (1988), o Visconde de Valmont (John malkovich) leva esse estilo a extremos quando seduz a ingênua Madama de Tourvel (Michelle Pfeiffer) , uma mulher casada que acredita na santidade do matrimônio, só para provar seus dotes de Don-Juan.


Ligações Perigosas revela o jogo da sedução






Storge


Certos romances começam de uma maneira tão gradual que os parceiros nem sabem dizer quando. Histórias assim se enquadram no estilo Storge, nome da divindade grega da amizade.


A atração física não é o principal. Nada de noites incandescentes. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados .


Os românticos desprezam esse tipo de ligação. Mesmo assim , nas pesquisas os amantes do tipo storge revelam satisfação com a vida afetiva. Um exemplo de amor - amizade é o clássico Uma Rajada de Balas (1968), que conta a história verídica de um casal de gangsters, Bonnie Parker (Faye Dunaway) e Clyde Barrow (Warren beatty) , nos Estados Unidos na década de 30.


Detalhe : Clyde sofria de impotência sexual.


Uma Rajada de Balas mostra o amor - amizade






Pragma


Como diz o nome, é o estilo de quem prioriza o lado prático das coisas . O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance .


Se o namoro apresenta ter futuro, ele investe. Se não , desiste. Cultiva uma lista de pré - requisitos para o parceiro ou parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer. procura um bom pai ou uma boa mãe para os filhos e leva em conta o conforto material, está sempre cheio de perguntas.




O que será que a minha família vai achar? Se eu me casar, como estarei daqui a cinco anos? No filme O Casamento do Meu Melhor Amigo (1998), Michael (Dermot mulroney) ama Julianne (Julia Roberts), mas decide se casar com a Kimmy (Cameron Diaz), filha do milionário.


O Casamento do Meu Melhor Amigo, o interesse fala mais alto.

Um comentário:

  1. Interessante...
    Pensando nas minhas relaçoes, percebo que já experimentei cada um dos tipos citados.
    Bom ter vc aqui novamente. ;)
    Bjos

    ResponderExcluir